Esse ano? Eu errei!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Esse ano? Eu errei!

Por onde começar? Eu realmente nem sei mais. A minha memória anda tão fraca que não consigo lembrar nem metade das coisas que eu fiz este ano.

Acho que podemos começar por Dezembo/Janeiro de 2015, errei ao não querer escolher o lugar para onde iriamos passar o fim de ano. Eu não gosto muito de decidir as coisas, qualquer lugar pra mim é bom, sou do tipo que quem faz as coisas valerem a pena é você. Sem contar que vimos tudo em cima da hora, como tudo que eu faço na minha vida não é verdade?. E os perrengues dessa viagem? Haha, bom pra mim, tudo normal, nenhum perrengue, eu encaro tudo como aventura, porque se for pra ficar reclamando de tudo você acaba não curtindo nada. Esta ruim? Vamos fazer alguma coisa pra melhorar, algo que gostamos, qualquer coisa. Reclamar não resolve nada, o negócio é fazer.

Fevereiro/Março: estou aqui tentando lembrar, mas realmente, preciso fazer alguma coisa com essa memória fraca. Bom lembrei, passei o carnaval em São Roque com a Sahira, fomos para São luis do Paraitinga também, pra curtir o carnaval com nossos amigos casal Renata e Xavier. Mais alguns perrengues, mas pra mim estava ok. O único problema é que eu nunca fui de sair pra pular o carnaval, a única coisa que eu fazia era ir pra praia, e ficar andando no calçadão vendo a zuação da galera, sem contar que as únicas micaretas que eu fui na vida, sai de la sem pegar ninguém, e sem dançar nada hada, sou um fracasso eu sei.

Fui demitido de um emprego legal, com um ambiente bom, onde me trazia muitos benefícios. Posso dizer que fui prejudicado pela falta de organização da empresa? Sim eu posso. Mas também tem muito erro meu nessa história. Eu já não conseguia mais acordar cedo e chegar no horário para ir trabalhar. Eu não sabia o porquê, eu estava sentindo muito cansaço, não conseguia dormir cedo (mas até ai normal, eu nunca dormi cedo). Talvez seja a idade chegando e meu sedentarismo fazendo efeito. Eu precisava me exercitar, fazer alguma coisa pra melhorar meu condicionamento físico, mas saindo as 6 da manhã e chegando em casa quase 9 da noite, não me sobrava muito tempo pra fazer nada. Ao menos esse tempo em casa me deu um pouco de férias que eu precisava para dormir e descansar em um pouco.

Minha sorte que logo após um mês em casa, la pelo dia 23 de março (só lembrei dessa data porque anotei na minha mesa de trabalho pra eu não esquecer, talvez anotar as coisas que eu faço durante o dia pode ajudar com minha memória fraca, Meta pra 2016: anotar tudo o que eu faço pra não esquecer) eu consegui um novo emprego em uma agencia de publicidade, o emprego que eu sempre quis, ta certo que era uma agencia pequena, e eu sempre quis trabalhar em uma agencia grande e de renome. Mas para iniciar pra mim estava ótimo. A galera era tranquila, zueira, e ainda rolava um som alto pra gente curtir durante o dia. E graças a Deus todos na agencia curtiam Rock, os das antigas, não era praticamente o meu gosto, mas tudo que tocava eu curtia, rock é rock.

Mais um erro, em minha falta de organização e administração do meu salário, e do dinheiro que eu ganhei da rescisão, metade foi gasto só com alimentação no novo emprego, porque ali  eu não tinha direito a quase nada, somente vale transporte e meu salario. Eu poderia ter guardado essa grana que eu gastei com alimentação, e ter levado marmita todos esses primeiros dias de trabalho, pra economizar pra viagem que estávamos planejando. Mas eu preferi ir almoçar com a galera pra poder me integrar e interagir mais. Fazer de um fracasso anterior, algo melhor pra mim, conhecer novas pessoas no trabalho pra não ser antissocial, porque uma coisa eu aprendi, quando se entra em um novo emprego, ao menos a primeira semana você deve almoçar com a galera, porque é ali que você fica sabendo de tudo o que acontece na empresa. E assim aconteceu, fiquei sabendo de varias tretas recentes, que nunca tinham acontecido por la, mais um monte de problemas corriqueiros que traziam muito stress pra galera que trabalhava la.  Mal eu sabia que em breve eu seria contaminado por todos e ficaria também stressado por conta dos problemas, que só aumentariam, inclusive atraso de pagamento e total falta de comunicação com os funcionários referente a esse problema. Mas tirando esse problemas, a galera que trabalhava lá era muito legal e engraçada, compensava muito. E a experiência que eu ganhei la também me favoreceu muito pra minha carreira.

Abril: Fomos no Outback em são roque, no shopping novo pra conhecermos. Depois fomos dar uma volta em são bernardo (o que eu não faço ideia do que fomos fazer la, e eu só estou lembrando dessas coisas porque estou olhando as fotos no meu celular) onde tinha uma feira de food truck no parque da juventude onde tem as pistas de skate. Ahh e uma das coisas boas que eu mais fiz neste ano, foi virar um degustador de cervejas importadas e artesanais, o que levou grande parte do meu dinheiro haha, mas descobrir essas cervejas era uma das coisas que me dava prazer, uma das poucas coisas que me dava prazer neste ultimo ano.

Maio: Teve o casamento da Doll, comprei um terno, e modéstia a parte, fico muito bem de social, estou até pensando em ano que vem comprar mais alguns blazers pra misturar com as roupas que eu uso, pode ser que fiquei bom. O casamento foi muito legal, me fez sonhar ainda mais com o meu casamento com a Sahira. Esse mês também teve a comemoração do nosso terceiro ano de namoro, que foi muito gostoso, fomos comer fondue em um lugar bacana, e depois fomos para um hotel bacana. Eu adoro ir a hotéis em São Paulo, e acordar e ir pra janela, parece que estou morando ali, e isso me faz bem, gostaria muito de morar em São Paulo, mas ali próximo da zona sul, vila mariana e redondezas. Depois do café fomos andar no Ibirapuera e ver uma exposição de grafites. Ahh e cervejas e mais cervejas artesanais hehe.

Junho: Não teve muita coisa (pelo que vi das fotos), mas comemos muito e bebi muitas cervejas diferentes hehe, uma das coisas que gostávamos de fazer muito juntos era ir pra cozinha, ver receitas na internet e tentar, inventar. Era gostoso. Ah também teve o meu vicio por quadrinhos, sempre quis comprar e ler quadrinhos, e esse ano eu realizei um desses desejos que tenho desde criança. Era pra economizarmos esse ano inteiro, mas parece que eu, principalmente eu nunca conseguia, gastávamos muito com comida, com as coisas que queríamos fazer, e quando eu via, não me sobrava nada no fim do mês. Falta de organização minha? Em partes sim, na outra, eu queria aproveitar mais, não queria ficar me limitando e deixar de curtir as coisas que queríamos fazer. Se eu tivesse economizado mais, talvez esse ano tivesse sido bem pior. Também teve o dia dos namorados, ficamos de não dar presentes, mas a Sahira acabou me dando algumas cervejas artesanais e eu gostei muito. E muito tempo depois eu acabei não comprando nada, eu sei errei, mas como estávamos economizando achei q ela tinha entendido, mas tenho certeza que não, mas iria compensar em uma próxima data. Mais uma vez errei, deixei pra depois. Ficamos em casa nesse dia dos namorados, cozinhando e curtindo um ao outro, foi bom.

Julho: teve a festa julina dos Ribas, eu sempre gostei das festas defamilia, minha família é grande e a galera é sempre bem animada.  Mas nessa festa eu não sei, tinha algo faltando, não sei se era a falta da Sahira, que não pode ir, ou alguma outra coisa, só sei que não me diverti como eu fazia antes. Foi estranho, não sei dizer.

Agosto: Mais cervejas, quadrinhos, conhecendo um bar novo em são roque. E a festa de aniversario da minha vó, havia combinado de ir pra são roque com a sahira, mas minha tia falou que ia dar uma festa para a minha vó, porque ela havia pedido uma festa com bolo e tudo mais, a coitadinha esta um pouco debilitada e com Alzheimer,  e minha mãe disse pra eu ir pra não perder esses momentos com a família toda reunida. Fiquei com peso na consciência de não ir, desmarquei com a Sahira e fui no aniversario.

Setembro: tem o aniversario da Sahira, foi gostoso a mãe dela fez um bolo bem bonito e gostoso, eu comprei 2 presentes pra ela (pra compensar). Os amigos dela também fizeram uma festinha pra ela depois em um parque na paulista. E teve o ultimo show do Forfun minha banda favorita. O show acabou meio estranho, era um show de despedida de turnê, e parecia que eles ou não queriam se despedir, ou demonstrar que a banda estava acabando, o show simplesmente acabou. Senti estranho, mas foi muito bom o show. Mas eu não senti aquela emoção que eu sentia ao ir em um show deles, eu achei um pouco estranho isso também. Talvez fosse porque a essa altura no meu novo emprego eu já estava passando por um stress enorme  no trabalho por conta da falta de pagamento e atrasos, me foi prometido ser pago o vale refeição após 3 meses de experiência e até o momento nada de receber.

Outubro: as coisas pareciam muito estranhas pra mim, Sahira reclamava que eu estava distante, mas eu nada percebia. Pra mim estava tudo normal, tirando as dificuldades no trabalho e o stress, estava tudo normal. Mas não estava, eu estava perdendo o prazer de fazer muitas coisas, e eu não conseguia perceber isso. Eu não conseguia jogar vídeo game direito, eu tentava jogar residente evil, um jogo que eu gosto muito, e me sentia meio perturbado por conta do clima do jogo, tentei jogar também um jogo de guerra e sentia a mesma coisa. Achei tudo isso muito estranho. Parecia que eu estava me tornando uma pessoa fria, sem sentimentos, sem prazeres, mas achava que era só por conta do stress do trabalho e que logo logo isso ia passar. Mas não passou.

Teve também o aniversario da minha mãe num Karaoke, e eu também me sentia estranho. Consegui alguns freelas através de uma plataforma on line e isso me deu um pouco de animo. Eu estava procurando um outro emprego pra ver se as coisas melhoravam. Fui em uma entrevista em uma grande agencia, e eu tinha ficado super animado, pois a pessoa do RH que me contatou, entrou em contato comigo direto pelo linkedin, onde ela me encontrou, achei aquilo um máximo. Mas foi uma pena que até agora não me retornaram com uma resposta haha. Mas tinha me dado um animo fora do comum, se eu tivesse conseguido aquela vaga, talvez as coisas tinham melhorado, melhorado o meu humor, melhorado um pouco da minha qualidade de vida. Mas infelizmente aquele não era o momento. Ah teve também o aniversario da minha prima, onde eu já não estava me sentindo bem, e havia um clima hostil que me fez eu me sentir ainda pior.
Novembro: Acho que foi aqui que meu mundo caiu. Após uma discussão, motivada por ciúmes meu. Eu vi tudo desmoronar. Eu sei que eu sou impaciente, impulsivo, e as vezes grosso, por que quando alguma coisa me incomoda, eu falo a primeira coisa que me vem na cabeça sem medir nenhum pouco as minhas palavras, e nessa discussão este fato deve um peso enorme. Eu já estava cansado, estressado, desmotivado, achando que tudo em minha vida estava uma merda, eu tinha ido em mais de 10 entrevistas e não tive nenhum retorno positivo de nenhuma delas. Já estava me sentindo um fracassado. Não queria brigar mais, e decidir não ir até são roque pra brigar mais. Eu estava realmente cansado. Mas não queria terminar nunca quis. Mas ela achou que isso seria melhor pra ela, porque pra mim tem sido tudo muito ruim.

Eu já estava me sentindo estranho, mas não sabia dizer o por que. Eu estava me sentindo sozinho.

Depois que acabou a faculdade, eu posso contar nos dedos quantos vieram falar comigo, quantos vieram perguntar se eu estava bem, e cabe nos dedos de uma mão quem veio falar comigo, e ainda sobra, e quem veio foram apenas amigos desde a época da escola, que eu vejo até hoje.

Eu me perguntava, será que eu afasto as pessoas de mim? Será que eu afastei todos? Será que eu devia me reaproximar? Será que tudo isso é culpa minha?

E eu percebi que sim, em grande parte isso é culpa minha, o fim do namoro é metade a minha culpa, eu estava passando por um momento difícil e não soube administrar, mas nem tudo era minha culpa, caberia um pouco mais de compreensão pra perceber que eu estava passando por um momento ruim, que nós dois estávamos passando por um momento ruim, e que devíamos resolver juntos.

Infelizmente foi só depois do baque do termino, que eu percebi, e disse pra mim mesmo: Pera ai tem realmente alguma coisa errada com você Ribas, você não é assim. E realmente tinha, eu ainda não tenho certeza sobre o que é, talvez seja somente stress do trabalho, talvez seja depressão por tudo que aconteceu. Eu não sei, não tenho como confirmar ainda. Mas já estou providenciando isso. Só posso dizer que eu estava me sentindo muito mal, e sozinho, sem perspectiva nenhuma de melhora de vida, parecia que tudo que eu me dispunha a fazer, eu iria fracassar.

Lá pro final de novembro, comecei a chamar alguns amigos da faculdade pra sair. Porque se eu que em partes tinha afastado alguns deles, e eu estava sentindo falta, eu teria que tomar a iniciativa de me reaproximar deles. E assim fiz, chamei os grandes amigos da fapcom, pra tomarmos uma cerveja como nos velhos tempos (como se eu fosse muito velho haha). Antes desse fato acontecer, o Daniel me chamou pra ir no sarau da Fapcom, onde la eu encontrei vários amigos da faculdade, como a Barbara, o Xavier, e o Daniel, que são um dos mais importantes pra mim. Eu fui me distrai, beber, jogar papo furado, foi bom, mas ainda sim me sentia estranho. Depois ir pra casa sozinho me deixava bem pior depois. Enquanto eu estava ali conversando e me distraindo eu estava bem. Mas era só ir pra casa que eu ficava muito mal, por causa do namoro. Teve esse momento de descontração, que me fez muito bem, mas esse mês todo eu fiquei muito mal, foi o pior mês do ano.

Dezembro: Mês que teve a Champions league Fapcom, fui sozinho, não sabia quem eu iria encontrar la, fazia muito tempo que eu não via a galera toda da faculdade, e olha que eu conhecia muita gente na faculdade. Andei feito um camelo pra chegar la porque não sabia onde ficava direito, achei que era em outro lugar hehe, mas fui pois eu precisava sair e me distrair. Mas chegando la encontrei alguns conhecidos e amigos, encontrei o Gui, o Fred, e o Daniel. Foi muito legal ver toda aquela galera da faculdade, interagindo, se na minha época tivesse mais pessoas, e toda aquela interação, a faculdade teria sido bem mais divertida (mas eu me diverti também na época da faculdade, e muito), até os professores tinham um time, achei sensacional isso. Eu bebi, vi os jogos, conversei com alguns, me diverti, galera toda foi pro bar, e foi legal. Percebi que eu precisava disso, era isso que eu fazia pra me distrair, sair com os amigos pra beber, fazer qualquer coisa, acho que não devemos abandonar os nossos amigos só porque estamos namorando, mas tudo tem sua medida e toda a atenção deve ser dividida, porque isso faz falta no dia a dia, ajuda a você não cair numa rotina estressante e monótona. Não que eu esteja reclamando do meu namoro, longe disso. Mas muitas pessoas fazem isso, e sinceramente, ninguém devia fazer, têm que haver compreensão de ambos, os dois precisam dos amigos. Isso é indiscutível.

Enfim dezembro, tem u CD de uma banda, Reação em Cadeia, que me faz lembrar muito essa época do ano, e dezembro passado em especifico. Eu estava aqui me perguntando se este era o pior ano da minha vida, e cheguei à conclusão que não. Foi um momento difícil sim, péssimo, horrível, e ainda estou mal com tudo o que aconteceu. Mas eu já passei um ano terrível, que foi muito pior do que esse, mas não vale apena aqui explicar o que aconteceu, pra não me expor muito, até porque as coisas que eu disse até aqui dizem a respeito somente de mim, muitas coisas eu não contei, para não expor ninguém.

Mas enfim dezembro, foi o mês em que eu ainda estava me sentindo muito mal, eu estava com uma dor no peito, do lado esquerdo, que não passava nunca, e desde o fim de outubro pra agora que eu essa dor não passava.

Dezembro, finalmente chegou minhas férias, tão desejada nos últimos dias, pra ver se eu conseguia dormir direito e relaxar. Dezembro foi o mês pra eu literalmente relaxar, se encontrar novamente comigo mesmo. Eu precisava me acalmar. Precisava me distrair.

Teve finalmente o encontro com meus amigos da Fapcom, finalmente depois de quase ou mais de 2 anos eu vi o Victor, meu parceiro na faculdade de muitos trabalhos e amizade durante todo o curso. Eu ia na casa do meu melhor amigo Johnny pra gente conversar, trocar uma ideia e fazer qualquer coisa pra gente se distrair. Fomos no centro comprar as memórias pro meu computador.

Até que fiz bastante coisas nesses últimos dias de dezembro. Até raspei minha cabeça nas laterais, pra fazer um moicano descente, coisa que eu sempre quis fazer mas nunca tive coragem, por medo de ficar uma bosta, ficou uma bosta, tudo torto, mas ficou legal, eu curti haha.

E o melhor desse fim de dezembro foi a minha viagem pra São Tomé das Letras, com a Barbara, o Xavier, o Daniel e a Nayara. Foi a viagem mais roots, e mais fodas que já fizemos em todos esses anos, tudo tranquilo do jeito que eu gosto, e do jeito que nós quatro gostamos. Sem combinar nada, sem planejar nada, e simplesmente ver um lugar pra dormir e dizer: vamos? Demoro, tamo junto! Foi sensacional, conhecer a cidade que tem uma vista e um mirante maravilhoso, fazer algumas loucuras tirando fotos. Conhecer a estrada Real e as cachoeiras ao redor. Foi tudo muito bom. Eu estava realmente precisando disso. Precisando de amigos, e eu queria fazer um pedido principalmente a vocês que foram comigo nessa viagem, e a quem estiver lendo esse texto: Não esqueçam seus amigos, talvez aquele cara que esteja meio distante, que não esta falando muito com você esteja precisando de uma conversa, esteja precisando que alguém pergunte como ele esta, esteja precisando apenas de um bom dia, precisando de umas cervejas e jogar conversa fora. Muitos reclamam de não ter tempo para ver os amigos, mas todos temos tempo sim, só basta querer, e reservar esse tempo pros seus amigos, que pra tudo da pra se arrumar um tempo.

Bom acho que é só isso, que me aconteceu esse ano, apesar da memória ruim, graças as fotos que tenho no celular, consegui lembrar de muita coisa. Outras nem tanto, sei erro meu, mas pretendo no ano que vem cuidar um pouco mais da minha memória pra ver se ela melhora. Uma das minhas primeiras metas do ano é criar um diário, li em algum lugar que isso ajuda e muito em melhorar a sua memória, ao escrever no fim do dia sobre o que aconteceu.

E o que eu espero de 2016? Não muitas coisas. Espero resolver minha vida pessoal e profissional, muitas coisas ainda estão por vir e mudar minha vida completamente. Planos que eu havia traçado enquanto eu namorava ainda continuam, sozinho talvez, ou quem sabe voltamos, eu não sei, só o tempo vai dizer. Mas deus sabe o que esta no desejo do meu coração e vai providenciar o que deve ser melhor pra mim. Ultimamente nada tem me surpreendido, e esperar que as coisas aconteçam é um fato que eu já venho pensando a muito tempo que não resolve nada. Temos que dar a cara pra bater e fazer acontecer.

Ah e pra concluir, respondendo a pergunta se esse ano eu errei, errei muito. Parte desses erros não pude controlar por fatores externo. Mas se eu observar, não foi tão ruim assim. Já vivi coisas muito piores, apesar de estar mal com o que aconteceu neste ano, de ainda estar mal. Estou tentando me reerguer.


E meu lema pra 2016 será esse: Dar a cara pra bater e fazer acontecer.